Quem sou eu

Minha foto
Advogado especialista em Direito Imobiliário e Tributos Imobiliários. Sócio da Macedo, Chiaraba e Peres Advogados, Consultor Jurídico da ABMH - Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Dicas importantes para comprar o imóvel no feirão da Caixa;


A 9ª edição do Feirão Caixa da Casa Própria começa nesta sexta-feira em São Paulo.
O evento passará por 13 cidades (Fortaleza, São Paulo, Curitiba, Uberlândia, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis, Belém, Campinas e Recife) até junho.
Em São Paulo, serão 136.780 imóveis, sendo 54.883 novos ou em construção, e 81.897 usados, com participação de 100 construtoras e 133 imobiliárias, uma queda expressiva em relação à oferta de 2012, de 218 mil. A maior diferença foi no número de imóveis usados oferecidos, que caiu de 193 mil para 81.897. Já o número de imóveis novos cresceu de 24,5 mil para 54.883.
No entanto, é importante algumas dicas para fazer um bom negócio. . E aqui vão algumas dicas:

1)   Pesquise o preço do imóvel – Antes de fechar negócio pesquise outros imóveis e se informe sobre o valor do metro quadrado da região.
2)   Certifique-se sobre a Idoneidade do Construtor - Conheça outros empreendimentos já finalizados da construtora, verifique se ela cumpriu os prazos, veja o material utilizado, bem como o acabamento da obra;
3)   Documentação - Confira a documentação cautelosamente e leia a minuta do contrato atentamente, em caso de dúvida procure a ajuda de associações de mutuários ou do PROCON;
4)   Material Informativo - Guarde todos os panfletos, anúncios e escritos feitos pelos vendedores.
5)   Imóvel usado - conheça o imóvel por dentro e faça uma vistoria detalhada antes de fechar negócio
6)   Imóvel na Planta - Verifique se o projeto de incorporação está devidamente aprovado pela prefeitura e registrado no Cartório de Registro de Imóveis competente. Observe atentamente se o que consta nos prospectos e anúncios condiz com a planta aprovada pela prefeitura e com o memorial descritivo da edificação, registrados no Cartório Imobiliário competente.
7)   Localização - observe na planta de edificação a exata localização da unidade pretendida - se é de frente, de fundos, sua ventilação, incidência de luz, do sol etc.. No memorial descritivo, identifique a marca e a qualidade dos materiais e equipamentos a serem utilizados, como o elevador, azulejos, piso, metais etc.
8)   Informações - Anote tudo sobre as condições oferecidas: entrada, prestações intermediárias, índices e periodicidade de reajustes, entrega das chaves e projeção do valor da prestação com a aplicação de juros, no caso de financiamento. Saiba que, além dos juros, haverá correção por índice contratado. Se a obra for financiada por agente do Sistema Financeiro de Habitação, o índice deverá estar identificado.
9)   Verifique se o preço total e se os valores apresentados estão atualizados para a data de assinatura do contrato. Observe o prazo para o início e o término da obra, bem como a existência de multa por atraso na entrega.
10) Taxa de Corretagem – Fique atento a cobrança de taxas de corretagem, saiba que a responsabilidade de pagamento da taxa é de quem contrata os profissionais.
11) Contrato - fique atento ao contrato ou ao compromisso de compra e venda. Leia-o atentamente e antes de assinar o contrato, certifique-se de que as cláusulas são as mesmas da proposta ou minuta.
12) Financiamento - Em caso de ter que utilizar financiamento bancário, utilize todo o seu FGTS ou aplicações financeiras como entrada, e procure financiar no menor tempo possível, lembrando sempre que quanto maior o prazo maior juros será pagos.
13) Prazo do Financiamento – quanto maior o prazo do contrato, mais juros você pagará pelo imóvel. Se a taxa for de 10% ao ano, por exemplo, a cada 10 anos de financiamento, você paga o valor de mercado de um imóvel só de juros, além de correção monetária e o valor do próprio financiamento.
14) Composição de renda – É comum pais e filhos ou irmãos ou cunhados e até amigos se unirem para compor a renda necessária para conseguir o financiamento. Só que as pessoas tem que lembrar que ficarão obrigadas pelo pagamento da dívida até o final, além do fato que sua renda estará comprometida para fins de financiar outro imóvel no futuro.
15) Comprometimento de Renda – não comprometa mais de 15% de sua renda com o pagamento da primeira parcela do financiamento, e não caia na tentação de comprometer 30% conforme muitos bancos orientam
16) Despesas da compra – Escolhido o imóvel e aprovado o financiamento, lembre-se que há despesas de escritura e ITBI para registrar a transação em cartório. Estes custos podem chegar a 3% do valor de mercado atual do imóvel, portanto, ou você tem que ter esta reserva em dinheiro, ou precisa já incluir estes custos no financiamento. É uma despesa à vista e sem o seu pagamento o negócio não se realiza.
17) Despachante imobiliário – É comum a utilização de despachante imobiliário, com taxas muitas vezes até fixa nos contratos de venda. Saiba que esta despesa não é obrigatória, a intervenção deste profissional não é necessária, e você mesmo pode fazer todos os procedimentos burocráticos,
18) Emolumentos Cartorários - para aqueles que estão adquirindo o seu primeiro imóvel pelo Sistema Financeiro da Habitação exija a redução de 50% (cinquenta por cento) de desconto nos emolumentos cartorários na hora de registrar o seu imóvel.
19) Dívidas e condomínio – Se o imóvel que você vai comprar está pronto, novo ou usado, procure se certificar de que não há outras dívidas pendentes, como condomínio e IPTU.
20) Calma – Não deixe se levar pelo ímpeto em adquirir o tão desejado sonho da casa própria, procure seguir todas as orientações com calma.

Boa sorte!!!!

Por Ricardo Chiaraba Consultor Jurídico Imobiliário.

Um comentário:

  1. Olá...

    Recentemente eu estava buscando por advogados especialistas em atraso de obras. A minha estava atrasada e eu me aborrecia muito com tal situação.

    Depois de muita procura, me indicaram a Tapai Advogados, você conhece?? Eles são ótimos e estão solucionando todos os meus problemas!!

    Eu indico! Vale a pena acessar e saber mais:
    http://www.tapaiadvogados.com.br/atrasos-de-obras

    ResponderExcluir